Descrição das Disciplinas
- ALFABETIZAÇÃO DIGITAL
Relações do saber mediado pelas tecnologias, a partir das perspectivas históricas, do uso de uma plataforma para Educação à Distância, dos conceitos de sistemas de arquivos, dos fundamentos da Internet e seus serviços e da formatação de textos e hipertextos.
- METODOLOGIA DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Análise dos Fundamentos da pesquisa em direitos humanos. Apropriação dos procedimentos metodológicos e técnicos para a elaboração do Artigo de conclusão do curso. Estudos dos procedimentos relativos à pesquisa e à sistematização de experiências educativas em direitos humanos.
- DIVERSIDADE E GÊNERO
Discussão sobre gênero: um conceito importante para o conhecimento do mundo social. Apropriação cultural da diferença sexual e da importância dos movimentos sociais na luta contra as desigualdades de gênero. Análise das relações de gênero e trabalho e de gênero e cotidiano escolar.
- DIVERSIDADE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Problematização das noções de raça, racismo e etnicidade. Análise da relação entre as classificações raciais e as formas de racismo, da desigualdade racial, dos estereótipos, do preconceito e da discriminação racial.
- DIVERSIDADE: SEXUALIDADE E ORIENTAÇÃO SEXUAL
Apropriação dos conceitos de Sexualidade e Diversidade Cultural. Enfrentamento da Discriminação. Compreensão das categorias Identidade de gênero e orientação sexual. Discutindo saúde, sexualidade e reprodução e sexualidade no cotidiano escolar.
- FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Aproximação às primeiras declarações de direito e seus contextos históricos. Análise dos Fundamentos históricos dos direitos humanos, considerando a concepção universal e cultural dos direitos humanos. Estudo da Memória, Verdade e Educação em Direitos Humanos e da História da cidadania e da cidadania no Brasil. Apropriação da História da Educação em Direitos Humanos no Brasil.
- FUNDAMENTOS ÉTICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Estudos dos pressupostos filosóficos dos direitos humanos: ética, direitos humanos e cidadania. Problematização dos direitos humanos na contemporaneidade. Análise das concepções de Justiça e Direitos Humanos.
- FUNDAMENTOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Estudos das teorias políticas e dos Direitos Humanos. Análise das diferentes concepções de democracia: democracia e liberdade; democracia e igualdade. Democracia e Participação Cidadã. Direitos Humanos, globalização e geopolítica.
- FUNDAMENTOS JURÍDICOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Análise dos Direitos Humanos na Constituição brasileira e dos Direitos Fundamentais Sociais. Apropriação das Instituições incumbidas da defesa dos direitos humanos e dos respectivos Remédios processuais.
- DIREITOS HUMANOS: AMBIENTE ESCOLAR E PRÁXIS PEDAGÓGICA
Discussão sobre prática pedagógica e dialogicidade na constituição das relações entre os sujeitos da comunidade educativa. Problematização acerca das possibilidades de uma experiência vivencial da práxis de Direitos Humanos na Escola.
- PLANO DE AÇÃO EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Formulação de propostas, estratégias e indicadores de avaliação em Educação em e para os Direitos Humanos.
- FUNDAMENTOS EDUCACIONAIS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Análise dos princípios pedagógicos e metodológicos que norteiam uma educação aos Direitos Humanos na educação formal e na educação popular, para a difusão de uma cultura da justiça, da paz e da tolerância. Discussão sobre as Diretrizes da ONU para a inserção dos direitos humanos no ensino formal e não-formal. Apropriação do Plano Mundial de Educação em Direitos Humanos, do Plano Latino-Americano de Educação em Direitos Humanos, do Sistema Nacional de Direitos Humanos; do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos: com ênfase na Educação Básica e Ensino Superior.
- TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Aprofundamento e sistematização de uma temática escolhida pela aluna e pelo aluno ao longo do curso ou durante a elaboração do Plano de Ação em Educação em Direitos Humanos. Produção de um trabalho acadêmico-científico.
Linhas de Pesquisa
As Linhas de Pesquisa representam temas aglutinadores de estudos científicos que se fundamentam, no caso do PGEDH, na memória investigativa do Curso que se encontra na 3ª Edição. Outrossim, é destas Linhas de Pesquisa que se originaram e seguirão gerando-se projetos de pesquisa cujos resultados guardam afinidades entre si. Projetos de Pesquisa são, portanto, investigações com início e final definidos, fundamentados em objetivos específicos, visando a obtenção de resultados, de causa e efeito ou colocação de fatos novos em evidência.
As Linhas de Pesquisa do PGEDH e suas respectivas disciplinas são:
- FUNDAMENTOS EM DIREITOS HUMANOS - Estudo teórico-prático dos princípios históricos, ético-filosóficos, jurídicos e políticos fundamentando a educação em direitos humanos.
- Fundamentos Históricos da Educação em Direitos Humanos;
- Fundamentos Ético-Filosóficos da Educação em Direitos Humanos;
- Fundamentos Jurídicos da Educação em Direitos Humanos;
- Fundamentos Políticos da Educação em Direitos Humanos.
- DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E IDENTIDADES PLURAIS - Estudo teórico-prático sobre a diversidade, o gênero e as relações étnico-raciais e a presença destes nos direitos humanos.
- Diversidade nos Direitos Humanos;
- Diversidade e Gênero;
- Diversidade e Relações Étnico-raciais.
- DIREITOS HUMANOS NO CONTEXTO ESCOLAR E SEU ENTORNO - Estudo teórico-prático sobre educação, a escola e a sociedade tendo em vista a formação de uma cultura fundada nos princípios e valores que constituem os direitos humanos.
- Fundamentos Educacionais da Educação em Direitos Humanos;
- Plano de Ação em Educação em Direitos Humanos;
- Direitos Humanos: Ambiente Escolar e Práxis Pedagógica.
Estrutura e Funcionamento
O Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos, na modalidade a distância, está em consonância com a legislação educacional vigente, buscando atender às políticas que dispõem sobre a inclusão escolar e social, o que significa possibilitar a acessibilidade curricular da pessoa com deficiência nas diferentes áreas do conhecimento, bem como às políticas que tratam das diversidades culturais e étnico-raciais brasileiras, que permitem uma inclusão escolar mais equânime.
O mesmo está organizado em quatro fases, que correspondem a uma lógica sequencial considerada importante ao desenvolvimento do processo pedagógico com utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – TICs
Estrutura do Curso
PRIMEIRO SEMESTRE - 2019
- Módulo I
Disciplina 1 - Alfabetização Digital
Disciplina 2 – Metodologia de Estudos e Pesquisas em Educação em Direitos Humanos
- Módulo II
Disciplina 3 - Diversidade: Sexualidade e Orientação Sexual
Disciplina 4 - Fundamentos Históricos da Educação em Direitos Humanos
- Módulo III
Disciplina 5 - Diversidade e Gênero
Disciplina 6 - Plano de Ação em Educação em Direitos Humanos
- Módulo IV
Disciplina 7 - Fundamentos Educacionais da Educação em Direitos Humanos
Disciplina 8 - Fundamentos Políticos da Educação em Direitos Humanos
SEGUNDO SEMESTRE - 2019
- Módulo V
Disciplina 9 - Fundamentos Ético-Folosóficos da Educação em Direitos
Disciplina 10 – Diversidade e Relações Étnico-Raciais
- Módulo VI
Disciplina 11 - Fundamentos Jurídicos da Educação em Direitos Humanos
Disciplina 12 - Direitos Humanos: Ambiente Escolar e Práxis Pedagógica
- Módulo VII
Disciplina 13 - Trabalho de Conclusão de Curso
Objetivos Especificos
- Formar multiplicadores do conhecimento dos direitos expressos no Plano Nacional de Direitos Humanos e no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, favorecendo assim a articulação de parcerias, políticas e ações educacionais afirmativas para transformar atitudes e comportamentos na escola e em seu entorno, rumo à construção de uma cultura de EDH;
- Qualificar, consolidar e ampliar as ações de ensino, pesquisa e extensão do NUPEDH/FURG na EDH;
- Promover intercâmbio técnico-científico com outros núcleos/grupos de estudos e pesquisa nacionais e internacionais que atuam com a questão dos DH e da EDH.