• ALFABETIZAÇÃO DIGITAL

Relações do saber mediado pelas tecnologias, a partir das perspectivas históricas, do uso de uma plataforma para Educação à Distância, dos conceitos de sistemas de arquivos, dos fundamentos da Internet e seus serviços e da formatação de textos e hipertextos.

  • METODOLOGIA DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Análise dos Fundamentos da pesquisa em direitos humanos. Apropriação dos procedimentos metodológicos e técnicos para a elaboração do Artigo de conclusão do curso. Estudos dos procedimentos relativos à pesquisa e à sistematização de experiências educativas em direitos humanos.

  • DIVERSIDADE E GÊNERO

Discussão sobre gênero: um conceito importante para o conhecimento do mundo social. Apropriação cultural da diferença sexual e da importância dos movimentos sociais na luta contra as desigualdades de gênero. Análise das relações de gênero e trabalho e de gênero e cotidiano escolar.

  • DIVERSIDADE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Problematização das noções de raça, racismo e etnicidade. Análise da relação entre as classificações raciais e as formas de racismo, da desigualdade racial, dos estereótipos, do preconceito e da discriminação racial.

  • DIVERSIDADE: SEXUALIDADE E ORIENTAÇÃO SEXUAL

Apropriação dos conceitos de Sexualidade e Diversidade Cultural. Enfrentamento da Discriminação. Compreensão das categorias Identidade de gênero e orientação sexual. Discutindo saúde, sexualidade e reprodução e sexualidade no cotidiano escolar.

  • FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Aproximação às primeiras declarações de direito e seus contextos históricos. Análise dos Fundamentos históricos dos direitos humanos, considerando a concepção universal e cultural dos direitos humanos. Estudo da Memória, Verdade e Educação em Direitos Humanos e da História da cidadania e da cidadania no Brasil. Apropriação da História da Educação em Direitos Humanos no Brasil.

  • FUNDAMENTOS ÉTICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Estudos dos pressupostos filosóficos dos direitos humanos: ética, direitos humanos e cidadania. Problematização dos direitos humanos na contemporaneidade. Análise das concepções de Justiça e Direitos Humanos.

  • FUNDAMENTOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Estudos das teorias políticas e dos Direitos Humanos. Análise das diferentes concepções de democracia: democracia e liberdade; democracia e igualdade. Democracia e Participação Cidadã. Direitos Humanos, globalização e geopolítica.

  • FUNDAMENTOS JURÍDICOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Análise dos Direitos Humanos na Constituição brasileira e dos Direitos Fundamentais Sociais. Apropriação das Instituições incumbidas da defesa dos direitos humanos e dos respectivos Remédios processuais.

  • DIREITOS HUMANOS: AMBIENTE ESCOLAR E PRÁXIS PEDAGÓGICA

Discussão sobre prática pedagógica e dialogicidade na constituição das relações entre os sujeitos da comunidade educativa. Problematização acerca das possibilidades de uma experiência vivencial da práxis de Direitos Humanos na Escola.

  • PLANO DE AÇÃO EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Formulação de propostas, estratégias e indicadores de avaliação em Educação em e para os Direitos Humanos.

  • FUNDAMENTOS EDUCACIONAIS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Análise dos princípios pedagógicos e metodológicos que norteiam uma educação aos Direitos Humanos na educação formal e na educação popular, para a difusão de uma cultura da justiça, da paz e da tolerância. Discussão sobre as Diretrizes da ONU para a inserção dos direitos humanos no ensino formal e não-formal. Apropriação do Plano Mundial de Educação em Direitos Humanos, do Plano Latino-Americano de Educação em Direitos Humanos, do Sistema Nacional de Direitos Humanos; do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos: com ênfase na Educação Básica e Ensino Superior.

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Aprofundamento e sistematização de uma temática escolhida pela aluna e pelo aluno ao longo do curso ou durante a elaboração do Plano de Ação em Educação em Direitos Humanos. Produção de um trabalho acadêmico-científico.

As Linhas de Pesquisa representam temas aglutinadores de estudos científicos que se fundamentam, no caso do PGEDH,  na memória investigativa do Curso que se encontra na 3ª Edição. Outrossim, é destas Linhas de Pesquisa que se originaram e seguirão gerando-se projetos de pesquisa cujos resultados guardam afinidades entre si. Projetos de Pesquisa são, portanto, investigações com início e final definidos, fundamentados em objetivos específicos, visando a obtenção de resultados, de causa e efeito ou colocação de fatos novos em evidência.

As Linhas de Pesquisa do PGEDH e suas respectivas disciplinas  são:

  • FUNDAMENTOS EM DIREITOS HUMANOS - Estudo  teórico-prático  dos  princípios  históricos,  ético-filosóficos, jurídicos e políticos fundamentando a educação em direitos humanos. 
    • Fundamentos Históricos da Educação em Direitos Humanos;
    • Fundamentos Ético-Filosóficos da Educação em Direitos Humanos;
    • Fundamentos Jurídicos da Educação em Direitos Humanos;
    • Fundamentos Políticos da Educação em Direitos Humanos. 
  • DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E IDENTIDADES PLURAIS - Estudo  teórico-prático  sobre  a  diversidade,  o  gênero  e  as  relações étnico-raciais e a presença destes nos direitos humanos. 
    • Diversidade nos Direitos Humanos;
    • Diversidade e Gênero;
    • Diversidade e Relações Étnico-raciais. 
  • DIREITOS HUMANOS NO CONTEXTO ESCOLAR E SEU ENTORNO - Estudo teórico-prático sobre educação, a escola e a sociedade tendo em  vista  a  formação  de  uma  cultura  fundada  nos  princípios  e  valores  que constituem os direitos humanos. 
    • Fundamentos Educacionais da Educação em Direitos Humanos;
    • Plano de Ação em Educação em Direitos Humanos;
    • Direitos Humanos: Ambiente Escolar e Práxis Pedagógica.

Download do Arquivo

O Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos, na modalidade a distância, está em consonância com a legislação educacional vigente, buscando atender às políticas que dispõem sobre a inclusão escolar e social, o que significa possibilitar a acessibilidade curricular da pessoa com deficiência nas diferentes áreas do conhecimento, bem como às políticas que tratam das diversidades culturais e étnico-raciais brasileiras, que permitem uma inclusão escolar mais equânime.
O mesmo está organizado em quatro fases, que correspondem a uma lógica sequencial considerada importante ao desenvolvimento do processo pedagógico com utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – TICs

PRIMEIRO SEMESTRE - 2019

 

  • Módulo I

Disciplina 1 - Alfabetização Digital
Disciplina 2 – Metodologia de Estudos e Pesquisas em Educação em Direitos Humanos

 

  • Módulo II

Disciplina 3 - Diversidade: Sexualidade e Orientação Sexual
Disciplina 4 - Fundamentos Históricos da Educação em Direitos Humanos

 

  • Módulo III

Disciplina 5 - Diversidade e Gênero
Disciplina 6 - Plano de Ação em Educação em Direitos Humanos

 

  • Módulo IV

Disciplina 7 - Fundamentos Educacionais da Educação em Direitos Humanos
Disciplina 8 - Fundamentos Políticos da Educação em Direitos Humanos

 

SEGUNDO SEMESTRE - 2019

 

  • Módulo V

Disciplina 9 - Fundamentos Ético-Folosóficos da Educação em Direitos
Disciplina 10 – Diversidade e Relações Étnico-Raciais

 

  • Módulo VI

Disciplina 11 - Fundamentos Jurídicos da Educação em Direitos Humanos
Disciplina 12 - Direitos Humanos: Ambiente Escolar e Práxis Pedagógica

 

  • Módulo VII

Disciplina 13 - Trabalho de Conclusão de Curso

  • Formar multiplicadores do conhecimento dos direitos expressos no Plano Nacional de Direitos Humanos e no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, favorecendo assim a articulação de parcerias, políticas e ações educacionais afirmativas para transformar atitudes e comportamentos na escola e em seu entorno, rumo à construção de uma cultura de EDH;
  • Qualificar, consolidar e ampliar as ações de ensino, pesquisa e extensão do NUPEDH/FURG na EDH;
  • Promover intercâmbio técnico-científico com outros núcleos/grupos de estudos e pesquisa nacionais e internacionais que atuam com a questão dos DH e da EDH.