• ALFABETIZAÇÃO DIGITAL

Relações do saber mediado pelas tecnologias, a partir das perspectivas históricas, do uso de uma plataforma para Educação à Distância, dos conceitos de sistemas de arquivos, dos fundamentos da Internet e seus serviços e da formatação de textos e hipertextos.

  • METODOLOGIA DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Análise dos Fundamentos da pesquisa em direitos humanos. Apropriação dos procedimentos metodológicos e técnicos para a elaboração do Artigo de conclusão do curso. Estudos dos procedimentos relativos à pesquisa e à sistematização de experiências educativas em direitos humanos.

  • DIVERSIDADE E GÊNERO

Discussão sobre gênero: um conceito importante para o conhecimento do mundo social. Apropriação cultural da diferença sexual e da importância dos movimentos sociais na luta contra as desigualdades de gênero. Análise das relações de gênero e trabalho e de gênero e cotidiano escolar.

  • DIVERSIDADE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Problematização das noções de raça, racismo e etnicidade. Análise da relação entre as classificações raciais e as formas de racismo, da desigualdade racial, dos estereótipos, do preconceito e da discriminação racial.

  • DIVERSIDADE: SEXUALIDADE E ORIENTAÇÃO SEXUAL

Apropriação dos conceitos de Sexualidade e Diversidade Cultural. Enfrentamento da Discriminação. Compreensão das categorias Identidade de gênero e orientação sexual. Discutindo saúde, sexualidade e reprodução e sexualidade no cotidiano escolar.

  • FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Aproximação às primeiras declarações de direito e seus contextos históricos. Análise dos Fundamentos históricos dos direitos humanos, considerando a concepção universal e cultural dos direitos humanos. Estudo da Memória, Verdade e Educação em Direitos Humanos e da História da cidadania e da cidadania no Brasil. Apropriação da História da Educação em Direitos Humanos no Brasil.

  • FUNDAMENTOS ÉTICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Estudos dos pressupostos filosóficos dos direitos humanos: ética, direitos humanos e cidadania. Problematização dos direitos humanos na contemporaneidade. Análise das concepções de Justiça e Direitos Humanos.

  • FUNDAMENTOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Estudos das teorias políticas e dos Direitos Humanos. Análise das diferentes concepções de democracia: democracia e liberdade; democracia e igualdade. Democracia e Participação Cidadã. Direitos Humanos, globalização e geopolítica.

  • FUNDAMENTOS JURÍDICOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Análise dos Direitos Humanos na Constituição brasileira e dos Direitos Fundamentais Sociais. Apropriação das Instituições incumbidas da defesa dos direitos humanos e dos respectivos Remédios processuais.

  • DIREITOS HUMANOS: AMBIENTE ESCOLAR E PRÁXIS PEDAGÓGICA

Discussão sobre prática pedagógica e dialogicidade na constituição das relações entre os sujeitos da comunidade educativa. Problematização acerca das possibilidades de uma experiência vivencial da práxis de Direitos Humanos na Escola.

  • PLANO DE AÇÃO EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Formulação de propostas, estratégias e indicadores de avaliação em Educação em e para os Direitos Humanos.

  • FUNDAMENTOS EDUCACIONAIS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Análise dos princípios pedagógicos e metodológicos que norteiam uma educação aos Direitos Humanos na educação formal e na educação popular, para a difusão de uma cultura da justiça, da paz e da tolerância. Discussão sobre as Diretrizes da ONU para a inserção dos direitos humanos no ensino formal e não-formal. Apropriação do Plano Mundial de Educação em Direitos Humanos, do Plano Latino-Americano de Educação em Direitos Humanos, do Sistema Nacional de Direitos Humanos; do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos: com ênfase na Educação Básica e Ensino Superior.

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Aprofundamento e sistematização de uma temática escolhida pela aluna e pelo aluno ao longo do curso ou durante a elaboração do Plano de Ação em Educação em Direitos Humanos. Produção de um trabalho acadêmico-científico.